Em resposta a uma onda de denúncias sobre precariedade nos serviços de saúde pública, o deputado estadual Filippe Poubel (PL), líder do partido na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), anunciou que vai ampliar as ações de fiscalização nas unidades hospitalares do estado. A iniciativa conta com o apoio direto do governador Cláudio Castro, também do PL.
Apesar dos repasses estarem em dia para as Organizações Sociais (OSs) que administram hospitais e postos de saúde, os relatos de falta de insumos, medicamentos, atraso de salários e ausência de profissionais têm se multiplicado. Poubel classificou a situação como “falência estrutural” e “colapso em setores essenciais da saúde”.
Denúncias em pauta
Durante dois dias consecutivos, o parlamentar usou a tribuna da Alerj para denunciar o cenário crítico e anunciou que vai formalizar as queixas à Comissão de Saúde da Casa, exigindo deliberação imediata sobre novas ações de fiscalização.
“O governador foi muito claro comigo: quer as fiscalizações, até porque os pagamentos às OSs estão em dia. É inaceitável o que está acontecendo. Não vamos permitir que a população continue sofrendo por má gestão e negligência”, afirmou Poubel.
Deputado Poubel celebra anúncios do novo batalhão de Polícia Militar em São Gonçalo
Fiscalização em todas as unidades
O deputado garantiu que, com respaldo do Executivo estadual, vai visitar pessoalmente unidades de saúde em diferentes regiões do Rio de Janeiro. O objetivo é identificar falhas, cobrar soluções e responsabilizar gestores que não cumprem com o atendimento adequado à população.
“Com apoio do governador, estarei fiscalizando todas as unidades de saúde do nosso estado. Vamos combater quem não tem empatia com a dor do povo”, concluiu.
A movimentação promete esquentar os debates na Alerj e reacender a cobrança por transparência e eficiência na gestão da saúde pública fluminense.