Líder do PL na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado Filippe Poubel lembra que a criação de mais um batalhão de Polícia Militar em São Gonçalo, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (17/07) representa uma luta de seis anos, quando formalizou ao governo estadual a indicação legislativa 141/2019, solicitando uma nova unidade no município.
O 1º BPM ficará subordinado ao 4º Comando de Policiamento de Área (4º CPA) e será responsável pelo policiamento das áreas abrangidas pelas 72ª e 73ª Circunscrições Integradas de Segurança Pública (CISP). Já o 7º BPM, também localizado em São Gonçalo, terá sua atuação restrita às 74ª e 75ª CISP.
“Desde 2019 venho trabalhando e lutando para que nossa cidade tenha mais batalhão de polícia. Finalmente esse dia chegou”, celebra Filippe Poubel.
O novo batalhão será no local onde atualmente onde está a base das Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom), no imóvel do antigo 3º Batalhão de Infantaria (3º BI), no bairro Venda da Cruz.
O decreto, assinado pelo governador Cláudio Castro (PL), destaca que o batalhão foi criado sem aumento de efetivo e de despesas, atendendo à necessidade de reestruturar a Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) para que esta possa atuar com mais eficiência na região.