Ranking da vergonha: concessionárias de energia lideram em número de ações nos Juizados Especais Cíveis

Jefferson Lemos

O Tribunal de Justiça do Rio resolveu dar nome aos bois e divulgou a lista das empresas com maior número de ações de consumidores nos Juizados Especiais Cíveis (JECs). Diante de tantos apagões que a população enfrentou ao longo do ano passado, o ranking não traz grandes surpresas. Em 2023, a Light foi a empresa com o maior número de ações, respondendo a 63.092 processos. Em seguida, ficou a Ampla (25.524) e a Águas do Rio (17.942). 

No segmento financeiro, o banco Itaú figua no topo da lista, respondendo a 14.538 ações. Entre as operadoras de telefonia, a Claro teve o maior número de processos (12.843).

Em relação às companhias aéreas, a mais acionada foi a Gol, com 5.979 processos. Entrd as grandes lojas de bens de consumo, a Via Varejo é a primeira em número de ações (7.285). 

Ao todo, os Juizados Especiais Cíveis finalizaram o ano passado com 431.793 processos. O presidente do TJRJ, mandou o recado:  “É importante que a população esteja atenta aos serviços oferecidos por essas empresas para que não sofra com cobranças abusivas, alterações unilaterais de contratos, entre outras ilegalidades”, ressaltou.

*imagem/Reprodução da Internet

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress