Presidente da “Comissão Especial do Airbnb”, o vereador Salvino Oliveira (PSD) está colhendo nesta semana as demandas do segmento, que serão discutidas nas próximas reuniões do colegiado, que ainda serão agendadas. Um cronograma está sendo preparado para ouvir representantes de vários setores, inclusive da área de Segurança Pública, devido aos casos de bandidos que estão alugando apartamentos por plataformas de aluguel por temporada para invadir e roubar os vizinhos do imóvel.
Salvino tem encontro marcado nesta quarta (19) com representantes da Associação dos Proprietários de Imóveis de Locação por Curta Temporada. Na sexta (21), ele se reúne com representante da Airbnb, que é esperado no Rio para tratar da regulamentação do setor na capital.
O vereador é autor de projeto que institui o pagamento de tributo sobre o serviço de aluguel por temporada. A medida pode proibir plataformas como Airbnb e Booking em áreas turísticas como Copacabana, Ipanema e Barra. o vereador alega o impacto desleal na rede hoteleira.
“A ideia do projeto é acabar com a informalidade e seguir o exemplo de outras grandes cidades, como Nova York e Londres, que criaram regras para os aplicativos. O que temos hoje é uma atividade completamente sem controle, com impactos econômicos e de segurança pública na nossa cidade”, defende Salvino.
O debate na Câmara promete esquentar, assim como aconteceu em outras cidades pelo mundo afora! Na internet, o assunto já está bombando.