O deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) apresentou uma indicação legislativa na Alerj, solicitando ao Governador Cláudio Castro a implantação do programa Segurança ¨Israel Presente” no Estado do Rio de Janeiro. O programa funcionaria nos mesmos moldes do original, só que com patrulhamento voltado especificamente para garantir a segurança de sinagogas, escolas israelitas e cemitérios judeus.
¨Precisamos garantir um ambiente seguro para a comunidade judaica. Desde o início da guerra pelo Hamas, tem crescido as demonstrações de racismo contra os judeus. O programa é uma forma de demonstrar nosso respeito a esse povo e de protegê-los contra o antisemitismo¨, ressaltou o deputado, que esteve recentemente em Israel e acompanhou de perto os ataques aéreos do Irã ao território israelense.
Até fevereiro deste ano, foram registradas 370 denúncias de ataques e ameaças a judeus no Brasil, segundo a Confederação Israelita do Brasil, que gerencia uma plataforma na internet de monitoramento de casos e promoção de informações contra o antissemitismo. A maioria dos ataques foi em forma de xingamentos e discurso de ódio em episódios presenciais ou nas redes sociais.