Os jogos oficiais poderão ser permanentemente proibidos antes das 17h durante o verão, no Estado do Rio de Janeiro. A medida está sendo analisada na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), através de um projeto de lei apresentado pelo presidente da Comissão de Esporte e Lazer, Carlinhos BNH (PP). A intenção é proteger os atletas de temperaturas elevadas e extremas, como os 44° registrados recentemente na cidade do Rio.
De acordo com o PL 4793/2025, as partidas oficiais deverão ter início após as 17 horas no período entre 21 de dezembro e 20 de março, abrangendo modalidades esportivas disputadas ao ar livre nas competições organizadas por federações, confederações, ligas e outras entidades desportivas do Estado do Rio.
No caso de descumprimento da lei, ficam estabelecidas sanções administrativas: advertência e, se houver reincidência, multa de 50 a 50.000 UFIRs.
“Durante o verão, o Rio de Janeiro tem enfrentado altas temperaturas, acima de 40 graus, com sensação térmica ainda mais elevada. Essas condições climáticas extremas representam um risco à saúde dos atletas, além de prejudicar a qualidade do espetáculo”, justifica o deputado Carlinhos BNH.