O Ministério Público do Estado (MPRJ) está cobrando da prefeitura de Niterói a conclusão das obras para a inauguração da Escola Municipal Fagundes Varela. A unidade foi prometida há pelo menos cinco anos pelo atual prefeito Rodrigo Neves (PDT), em um mandato anterior.
Rodrigo controla há mais de uma década um poderoso grupo político na cidade e retornou ao comando da prefeitura neste ano, após ajudar a eleger seu sucessor, Axel Grael (PDT), que ficou no poder por quatro anos, numa espécie de mandato tampão.
Assim como Rodrigo, Grael também não concluiu as obras na escola em seu mandato. Enquanto isso, crianças da região ficaram sem poder estudar próximo de suas residências.
No processo, cuja liminar foi deferida, a promotoria destaca que “está postulando nada mais, nada menos que a efetivação de compromissos assumidos, divulgados e ratificados pelo próprio Poder Público municipal ao longo de anos.” Ainda segundo o MPRJ, a pendência tem gerado graves prejuízos à população, em especial moradores do bairro do Engenho do Mato, que há anos aguardam as vagas que deveriam ter sido oferecidas.