A indicação do vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) avança com grande respaldo na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A nomeação, oficializada pelo governador Cláudio Castro, já foi enviada ao Legislativo, nesta segunda, e publicada em edição extraordinária do Diário Oficial.
Nos corredores da Alerj, a aprovação do nome de Pampolha é vista como mais do que certa. O processo seguirá os trâmites regimentais, passando pela Comissão de Normas Internas e Proposições Externas, responsável pela sabatina do indicado, e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que avaliará a legalidade da nomeação. As reuniões estão marcadas para esta terça às 10h, e 12h, respectivamente.
A trajetória de Pampolha na política fluminense reforça sua qualificação para o cargo. Aos 38 anos, ele já ocupou cargos estratégicos no governo estadual, incluindo as pastas de Meio Ambiente e Esportes. Atualmente filiado ao MDB, Pampolha precisará deixar o partido para assumir a posição no TCE-RJ.
A vaga no TCE foi aberta com a aposentadoria do conselheiro José Maurício Nolasco, que deixou o cargo ao atingir o limite de idade constitucional. A expectativa é que a votação no plenário ocorra ainda nesta semana, consolidando a nomeação de Pampolha e garantindo sua atuação na corte de contas.
Com um histórico de atuação voltado para a transparência e a boa gestão pública, Pampolha recebe a indicação com “honra e responsabilidade”, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento das instituições e a fiscalização eficiente dos recursos públicos.
A nomeação representa um novo capítulo na política do estado, consolidando Pampolha como peça-chave na estrutura de governança do Rio de Janeiro.