Bolsa Família: beneficiário que fizer doação para campanha eleitoral pode ter ajuda cortada

Jefferson Lemos
No ano passado, beneficiários do Bolsa Família doaram mais de R$ 652 mil a candidatos a prefeito e vereador

Deputados estão analisando em Brasília o Projeto de Lei 4186/24, que proíbe beneficiários do Bolsa Família de usarem os valores recebidos para fazer doações em campanhas eleitorais. A vedação vale tanto para o titular do benefício como para familiares. O beneficiário que tentar fazer doação terá o Bolsa Família suspenso ou cancelado.

Em 2024, beneficiários do Bolsa Família doaram mais de R$ 652 mil a candidatos a prefeito e vereador, segundo dados de prestação de contas das campanhas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O texto altera a Lei das Eleições e a Lei do Programa Bolsa Família para estabelecer a proibição. Segundo o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), autor da proposta, o desvio do recurso para abastecer campanhas eleitorais desvirtua o propósito do programa de distribuição de renda, “compromete a qualidade de vida das famílias beneficiárias e agrava a situação de miserabilidade que o programa objetiva minimizar”.

A proposta será analisada pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress