Justiça enterra ação que acusava Rodrigo Neves de abuso de poder nas eleições em Niterói

Jefferson Lemos
Foto - Divulgação/PDT

A novela eleitoral de 2024 em Niterói ganhou um desfecho. A Justiça Eleitoral rejeitou, nesta terça (23), a ação que acusava o prefeito Rodrigo Neves (PDT) de abuso de poder durante a campanha. O deputado federal Carlos Jordy (PL), foi o autor da denúncia.

A ofensiva de Jordy mirava pesado: falava em uso ilegal da máquina pública, com direito a acusações de “gabinete do ódio”, pressão sobre funcionários da Clin e uso irregular de terceirizados em atos de campanha. Tudo isso durante a disputa direta entre ele e Neves nas urnas — na época, com a prefeitura ainda sob comando de Axel Grael (PDT).

Mas após ouvir dez testemunhas, a decisão concluiu que não houve coação de servidores nem irregularidade nas ações de campanha. Segundo os depoimentos, a participação em grupos e atividades políticas aconteceu de forma voluntária e fora do expediente.

A juíza Cristiane Lepage Larangeira também considerou ilícitos áudios e prints usados no processo, apontando violação do direito constitucional à privacidade.

Além de Neves e da vice Isabel Swan (PV), também foram absolvidos o vereador Fabiano Gonçalves (Republicanos) e o ex-prefeito Axel Grael.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *