Pelo segundo dia consecutivo, o secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDB), foi alvo de reclamações na Assembleia Legislativa do Rio. Nesta quarta-feira (26), deputados da base e de oposição ao Governo reafirmaram as críticas ao Detro, órgão vinculado à pasta, durante a discussão do Estatuto das Blitzes.
Professor Josemar (PSOL), assim como na terça-feira, disse ter pedido a convocação de Washington Reis na Comissão de Transportes para prestar esclarecimentos sobre a tarifa de trens e metrô, e Detro. Giovanni Ratinho (SDD) e Marcelo Dino (União) também fizeram coro às críticas dizendo que o Detro é omisso nas fiscalizações de empresas de ônibus.
As críticas mais duras, no entanto, vieram do deputado Alexandre Knoploch (PL), vice-líder do partido na Casa, que voltou a cobrar a exoneração de Washington Reis. Knoploch retomou o discurso que já havia feito anteriormente, citando o deputado federal Pedro Paulo (PSD) para dizer que “o chão está riscado no Rio de Janeiro”, em referência à necessidade de os partidos escolherem seu alinhamento político entre os dois prováveis candidatos ao Palácio Guanabara em 2026: o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil), e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).

Knoploch fez elogios a Bacellar, que reassumiu a presidência da Alerj após dez dias à frente do Governo do Estado, e questionou abertamente a relação de Washington Reis com Eduardo Paes, apontando contradições em sua permanência na equipe de Cláudio Castro, mesmo sendo próximo de um possível adversário político do grupo de Bacellar.
“O mesmo secretário vai para o adversário, senta com o adversário e diz que estaremos juntos até o fim pelo Rio de Janeiro. Tudo isso acontece e o meu porquê não é respondido. Por que governador Cláudio Bonfim de Castro e Silva, esse cidadão continua como secretário de Transportes. Por que? Só me diga isso. Por que?”, finalizou o parlamentar.
Na sessão de terça, até Carlos Minc (PSB) engrossou as críticas: “Vamos acabar com a blitz caça-níquel e com o Detro também. Eu apoio esse esforço”.