O deputado Thiago Rangel (PMB) está apurando denúncias de caminhoneiros e produtores rurais que acusam de abuso de autoridade os agentes da barreira fiscal do Timbó, localizada na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ele não descarta propor a abertura de uma investigação na Alerj. Rangel informou que vai notificar o secretário de Fazenda do Estado, Leonardo Lobo, e o coordenador das barreiras fiscais, coronel PM Eduardo Castelano a prestarem informações. O deputado também se comprometeu a buscar informações junto à PRF, que também participa das fiscalizações.
Membro efetivo da CPI da Transparência e da CPI dos Serviços Delegados e Agências Reguladoras da Alerj, Thiago Rangel esteve no último dia 11 reunido com caminhoneiros e produtores de cana na localidade de Batelão de Barra, próximo à barreira fiscal, ouvindo suas reclamações e demandas. Ele quer saber se o governo tem ciência dessas operações e o que realmente está acontecendo.
“A gente vai estar aqui mais vezes para entender de fato se existe algum direcionamento para essa fiscalização na divisa e o consequente abuso de autoridade”, avisou o deputado.
Prejuízo para a economia
Segundo os caminhoneiros, as ações de fiscalização estão gerando multas injustas e apreensões de veículos que estão prejudicando o escoamento da cana para a usina Paineiras no estado do Espírito Santo. Canavieiros, por sua vez, reclamam que estão tendo prejuízo, e trabalhadores do setor, como cortadores de cana, estão com seus empregos ameaçados.
“Eu como parlamentar tenho o dever e o direito de estar aqui em loco verificando se está ocorrendo esse abuso de autoridade por parte da fiscalização da barreira fiscal. A gente não é contra a fiscalização, mas a gente é contra os excessos e abusos de poder de autoridade. Não que eu esteja afirmando que esteja acontecendo isso, mas estamos aqui para fiscalizar e verificar o que está acontecendo. Estamos aqui para entender todo esse contexto e revolta dos agricultores e dos motoristas de caminhão”, disse o deputado, preocupado com o impacto na economia da região.