União Progressista potencializa nome de Bacellar contra Paes em 2026

Jefferson Lemos
Bacellar consolidou sua posição como um dos nomes mais fortes para as eleições de 2026, com possibilidade de uma coalizão histórica de partidos

Além da maior bancada do Congresso Nacional, a aliança entre União Brasil e Progressistas vai se tornar um super partido em diversos estados, como é o caso do Rio de Janeiro.

Por aqui, o União Progressista emerge como um elemento crucial na construção da candidatura de Rodrigo Bacellar ao governo do Estado do Rio de Janeiro em 2026.

Presidente estadual do União e reeleito por unanimidade como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Bacellar consolidou sua posição como um dos nomes mais fortes para as eleições de 2026, com possibilidade de uma coalizão histórica de partidos, a ponto de ameaçar as pretensões de Eduardo Paes (PSD).

O caminho já está sendo pavimentado. Mais de um terço das prefeituras do Estado do Rio estarão sob o comando do União Progressista. Ao todo, serão 33 das 92 prefeituras fluminenses.

Hoje, União e Progressistas já caminham no Rio ao lado do PL, que também tem um bloco gigante de prefeitos e vereadores no Estado. Os três administram mais da metade das cidades.

Na Alerj, a federação União Progressista se tornará a segunda maior bancada, com 15 deputados. Atrás apenas do PL, que tem 19.

Conciliador e estrategista

Bacellar é conhecido por desempenhar um papel estratégico ao reunir lideranças de diferentes espectros políticos, criando um arco de alianças que fortalece sua base eleitoral.

Essa capacidade de diálogo e articulação política foi evidenciada na reeleição histórica, onde recebeu todos os votos dos 70 deputados estaduais, independentemente de suas ideologias.

Além disso, a União Progressista oferece a Bacellar uma plataforma sólida para promover sua visão de governança, que busca unir esforços em prol de um Rio de Janeiro mais integrado e eficiente.

Com o slogan “Somos um só por um Rio melhor”, Bacellar reforçou em sua reeleição à presidência da Alerj uma liderança inclusiva e comprometida com o desenvolvimento do Estado.

Uma possível candidatura a governador também se beneficia da estrutura partidária, ampliando sua capacidade de mobilização e engajamento com o eleitorado.

A federação União Progressista, portanto, não é apenas uma junção de partidos políticos, mas um alicerce que sustenta e potencializa o nome de Bacellar rumo ao Palácio Guanabara.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress