O ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) volta a governar Niterói a partir do ano que vem. Com 91,49% das seções totalizadas o candidato foi eleito neste segundo turno com 142.635 votos (56,88%), superando Carlos Jordy (PL) que obteve 108.121 votos (43,12%). No primeiro turno o ex-prefeito obteve 136.064 votos (48,47%), ante 99.920 (35,59%) de Jordy.
Com a vitória de Rodrigo Neves, a cidade, que é governada há décadas pelo mesmo grupo político, será por mais quatro anos gerida pela esquerda progressista.
“Nós transformamos Niterói na melhor cidade em qualidade de vida do Rio de Janeiro”, destacou Rodrigo Neves, que votou com neta Manuela no colo, na Faculdade de Veterinária da UFF, no Vital Brazil.
Atrás na pesquisa de intenção de voto, Jordy, que votou no Clube Naval, estava confiante em uma virada que acabou não acontecendo.
“A população tem um sentimento de mudança muito grande que tem se transformado em esperança quando andamos pelas ruas”, disse o candidato.
A disputa neste segundo turno foi marcado pela polarização na cidade. Durante a votação, mais de 50 pessoas foram conduzidas à delegacia da Polícia Federal em Niterói, acusadas de boca de urna e outros crimes eleitorais. Os casos foram registrados em 12 diferentes pontos do município.