Eleição indefinida no Rio: pesquisa espontânea aponta que 66,8% dos eleitores estão indecisos, o que daria a vitória a qualquer candidato

coisasdapolitica.com

O Instituto Paraná acaba de divulgar pesquisa estimulada colocando o prefeito Eduardo Paes na frente, com 46,1% das intenções de voto, sugerindo que ele venceria em primeiro turno.

Mas salta aos olhos, no entanto, o grande número de eleitores indecisos na pesquisa espontânea:  66,8%, uma porcentagem capaz de garantir a vitória a qualquer outro candidato, até mesmo em primeiro turno. Neste cenário, o prefeito aparece apenas com 17,9%

Candidato natural à reeleição e ocupando a cadeira de prefeito, é previsível a vantagem de Paes no cenário estimulado, visto que os demais prováveis candidatos ainda não colocaram suas campanhas nas ruas. Tudo indica que o prefeito parece ter alcançado seu teto, enquanto os outros têm grande potencial de crescimento.

No cenário estimulado, com nove prováveis candidatos, Eduardo Paes (PSD) aparece com 46,1% das intenções de voto. Em seguida, está o Delegado Ramagem (PL), com 13,6%. Os demais são Tarcísio Motta (Psol), 7,4%; Cyro Garcia (PSTU), 4,5%; Otoni de Paula (MDB), 3,0%; Dani Balbi (PCdoB), 2,8%; Rodrigo Amorim (União), 2,1%; Marcelo Queiroz (PP), 1,9% e Pedro Duarte (Novo), 1,6%. Não sabe e não respondeu, 7,0% e nenhum, branco e nulo, 10%.

Em outro cenário estimulado, com apenas seis postulantes, Eduardo Paes mantém sua posição praticamente inalterada: 46,8%. Em seguida aparece o Delegado Ramagem com 15,6%; Tarcísio Motta, 8,1%; Dani Balbi, 3,4% e Marcelo Queiroz, 2,8%.

Também chama atenção neste cenário a ausência de Rodrigo Amorim (União Brasil), Otoni de Paula (MDB) e Pedro Duarte (Novo) na pesquisa, que mantém Dani Balbi (PCdoB). Ela não tem o apoio de sua federação (com PT e PV) e por isso não deverá ser candidata.

O levantamento mostra ainda a rejeição dos prováveis candidatos: Eduardo Paes, 25,4%; Cyro Garcia, 23,4%; Ramagem; 18,3%; Tarcisio Motta, 14,1%; Marcelo Queiroz, 11,5%; Rodrigo Amorin, 11,4%; Dani Balbi, 8,9%; Pedro Duarte, 8,8% e Otoni de Paula, 8,4%

Para a pesquisa foi utilizada uma amostra de 800 eleitores no Rio. O grau de confiança é de 95,0%. A margem de erro é 3,5% para mais ou para menos. O levantamento foi realizado entre 24 e 29 de abril e foi registrado no TSE sob o n.º RJ06897/2024.

  • imagem Arquivo/EBC
Compartilhe Este Artigo
Para enviar sugestões de pautas ou comunicar algum erro no texto, encaminhe uma mensagem para a nossa equipe pelo e-mail: contato@coisasdapolitica.com
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress