Iphan comemora Semana do Patrimônio com eventos em quatro cidades no Rio 

coisasdapolitica.com

Entre os dias 13 e 17 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove no Estado do Rio de Janeiro uma série de eventos integrantes da Semana do Patrimônio, iniciativa em nível nacional dedicada a fortalecer o sentimento de identificação do grande público com bens materiais e imateriais que compõem o Patrimônio Cultural Brasileiro. 

As cidades de Rio de Janeiro, Paraty, Cabo Frio e Campos sediarão ao todo 16 eventos durante a semana em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural (17 de agosto). Entre os quais são destacadas as seguintes atividades: 

RIO DE JANEIRO 

No Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial (CCPPI/Iphan), a programação tem início na terça-feira (13/8) e estão previstas mesas-redondas, palestras e visitas guiadas ao prédio histórico e à exposição permanente “História do Paço Imperial”, além de um debate sobre o Palácio Gustavo Capanema. No Sítio Roberto Burle Marx (SRBM/Iphan), o cronograma inclui uma roda de conversa sobre a articulação entre horticultores de Guaratiba, também no dia 13, além de exibição de filmes no “Cine Pipoca” para alunos da rede municipal de ensino da região de Barra de Guaratiba no dia 14 e cursos educativos ao longo da semana. 

As atividades na cidade do Rio de Janeiro incluem, ainda, uma roda de conversa sobre ações do Novo PAC para o desenvolvimento do patrimônio cultural afro-brasileiro, que acontece no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), no dia 14 de agosto. 

PARATY 

O Iphan também promove um webinário remoto sobre mudanças climáticas e patrimônio cultural, no dia 13, e uma roda de conversa sobre a implantação de rota-piloto acessível no centro histórico de Paraty, no dia 14, na Casa do Patrimônio de Paraty. 

CABO FRIO 

Haverá uma visita guiada pelas obras de restauração da Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio. Já o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan), promove, no dia 15 de agosto, uma roda de conversa sobre a patrimonialização de acervos. 

CAMPOS 

No dia 16 de agosto, acontece uma roda de conversa sobre o patrimônio cultural de Campos dos Goytacazes, no Instituto Federal Fluminense (IFF). O objetivo é fomentar a preservação desse patrimônio. 

Mais detalhes e informações sobre a Semana do Patrimônio no estado do Rio de Janeiro, assim como em todo o país, estão disponíveis aqui

Compartilhe Este Artigo
Para enviar sugestões de pautas ou comunicar algum erro no texto, encaminhe uma mensagem para a nossa equipe pelo e-mail: contato@coisasdapolitica.com
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress