Quando o assunto é cuidar dos pets durante a queima de fogos, quem melhor para dar dicas do que o Sargento Oliveira, o mascote vira-lata caramelo da Polícia Militar do Rio? Conhecido por sua fofura e disciplina, ele entrou em ação com um recado importante para os tutores: o barulho dos fogos pode ser aterrorizante para os bichinhos, mas com algumas estratégias, dá para proteger quem você ama.
“Não soltar fogos de artifício é a forma mais eficaz de evitar problemas. Mas, como nem sempre podemos controlar isso, algumas estratégias podem ajudar os tutores a protegerem seus pets”, destaca o sargento de quatro patas na mensagem. Entre as recomendações, estão:
✔️ Prepare um cantinho especial: um ambiente aconchegante ajuda o pet a se sentir protegido.
✔️ Fique calmo e passe confiança: seu pet sente a sua energia.
✔️ Nada de prender o bichinho: pode aumentar o estresse.
✔️ Não deixe o pet sozinho: sua presença é fundamental durante os momentos mais barulhentos.
✔️ Aumente os sons internos: ligue a TV ou coloque uma música para mascarar o barulho externo.
✔️ Identifique seu pet: coleira com plaquinha sempre!
✔️ Conheça uma clínica veterinária 24h: é sempre bom estar preparado para emergências.
Para garantir que os momentos de celebração não se transformem em estresse ou perigo para os pets, basta um pouco de planejamento e cuidado. Assim, o réveillon pode ser aproveitado de forma tranquila, protegendo todos os membros da família – inclusive os de quatro patas. Afinal, segurança e carinho nunca saem de moda, nem mesmo nas festas de fim de ano.