A precariedade no sistema de distribuição e a baixa qualidade da carga de energia elétrica oferecida em municípios do Noroeste do estado levaram a deputada estadual Célia Jordão a solicitar uma reunião com o diretor-presidente da Enel Distribuição Rio, Francesco Moliterni. Uma comitiva de empresários foi recebida esta semana na sede da concessionária.
Deputada Célia Jordão vai ao Noroeste Fluminense e ouve demandas da população
A ausência de investimentos e de suporte operacional foram colocados em pauta por empresários e lideranças.
“Nós geramos centenas de empregos e renda em toda a região. Não é possível que a Enel não tenha capacidade técnica e financeira de aumentar a carga de energia nas grandes empresas”, alertou o empresário Luiz Café.
Jairo Almeida, diretor-executivo da Copapa, ressaltou que a população do interior amarga prejuízos há anos. “Hoje o assunto energia, na nossa região, é muito crítico. É urgente que haja uma solução”.
Sensível à situação, o diretor-presidente da Enel anunciou, durante a reunião, a construção de uma nova subestação, com capacidade para atender 180 mil pessoas e previsão de entrega até 2026. “Tudo o que pudermos fazer para agilizar e melhorar os serviços, vamos fazer. Queremos ser parceiros no desenvolvimento econômico e social do Noroeste do estado”, afirmou Francesco Moliterni.
A deputada Célia Jordão, que trabalha há anos por essas melhorias, comemorou os investimentos. “Em 2021, solicitei à Comissão de Minas e Energia uma audiência publica para discutir esse assunto na Alerj. O interior do estado tem um potencial enorme, mas é fundamental haver investimentos. A Enel ouviu com muita atenção os representantes dos setores aqui presentes e entendeu o que realmente precisa ser feito para ajudar a alavancar a região”, completou Célia Jordão.
Como membro da Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Alerj, a parlamentar convidou os executivos da Enel para uma visita ao Noroeste do estado e se colocou à disposição para atuar, junto aos órgãos públicos, para agilizar o projeto de ampliação do sistema de energia elétrica no Noroeste Fluminense.
Também estiveram presentes na reunião Fernando Jordão, ex-prefeito de Angra dos Reis e ex-deputado federal, e os diretores das empresas Inpel, Cipel, Carroceria São Pedro, Café Paduano e Harolpel.