Teresópolis apresenta plano de prevenção contra incêndios florestais

coisasdapolitica.com
Iniciativa inclui estratégias integradas de monitoramento contínuo, ações educativas, e capacitação de moradores, além da parceria com órgãos ambientais e outros agentes públicos (Divulgação/Jorge Maravilha)

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresópolis apresentou, nesta quarta-feira (4), no Teatro Municipal, o Plano Municipal de Prevenção a Incêndios Florestais, para minimizar os riscos e impactos das queimadas durante o período de estiagem.

A iniciativa contempla estratégias integradas de monitoramento contínuo, ações educativas, capacitação de moradores através dos NUPDECs (Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil), além da parceria com órgãos ambientais, do Ministério Público/RJ, da Concessionária Águas da Imperatriz, do 16º Grupamento de Bombeiros Militar, da Redec 7, do Tiro de Guerra, das secretariais municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Educação de Meio Ambiente e a própria comunidade local.

Teresópolis: população ganha novos ônibus no transporte municipal

REFIS 2025 de Teresópolis dá desconto de até 95% em multas e juros para débitos com o Município

A secretária municipal de Defesa Civil, Tenente Coronel Mariana Antunes, destacou uma questão muito importante.

“Ignorar os incêndios florestais já não é uma opção. Os números crescem a cada ano e exigem ação imediata. O plano é fundamental para facilitar nosso trabalho, e a preparação é essencial para garantir a segurança da população e reduzir os danos causados pela estiagem. Vamos atuar em conjunto com órgãos municipais e estaduais, além de contar com a colaboração da comunidade, essencial para uma resposta eficaz.” pontuou Mariana, acompanhada dos subsecretários Valdeck Amaral (Operacional) e da Tenente Coronel Mirela (Geologia e Mapeamento de Riscos), e de sua equipe técnica, das secretarias municipais Julieta Fares (Assistência Social e Direitos Humanos), Kátia Borges (Direitos da Mulher) e do chefe do Parque Municipal, Paulo Sérgio Bandeira.

Parceria internacional revoluciona saúde pública em Teresópolis

O diretor de Monitoramento da Defesa Civil, Panquestor Júnior, enfatizou a importância do uso da tecnologia neste processo. “Nosso setor de monitoramento já está estruturado e pronto para esse período crítico que vem chegando. Vamos utilizar ferramentas tecnológicas e emitir alerta à população sobre os níveis alto e muito alto de risco de incêndios florestais.”

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresópolis apresentou, no Teatro Municipal, o Plano Municipal de Prevenção a Incêndios Florestais (Divulgação/Jorge Maravilha)

A Defesa Civil reforça que provocar queimadas é crime ambiental e pede que a população denuncie qualquer foco de incêndio. Conscientização e ação conjunta são as principais ferramentas para preservar o meio ambiente e garantir a segurança de todos.

Compartilhe Este Artigo
Para enviar sugestões de pautas ou comunicar algum erro no texto, encaminhe uma mensagem para a nossa equipe pelo e-mail: contato@coisasdapolitica.com
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress