Acabou o suspense — e não foi com final feliz para Rubão. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu por unanimidade barrar de vez a candidatura de Rubem Vieira de Souza (Podemos), o ex-prefeito que tentava um “repeteco” no comando de Itaguaí. O voto que faltava veio após pedido de vista do ministro Dias Toffoli. Resultado: porta fechada, sem chance de retorno.
Com a decisão, a cidade entra oficialmente no modo “volta às urnas”. A nova eleição suplementar deve acontecer — possivelmente junto com o calendário de outubro, mas quem bate o martelo é o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Traduzindo: o eleitor vai ter que escolher outro nome para a cadeira de prefeito.
Enquanto isso, quem segura o rojão é o interino Haroldo Jesus, o Haroldinho (PDT), alçado ao cargo por ser presidente da Câmara..
E por que Rubão ficou pelo caminho? A resposta está na Constituição: terceiro mandato consecutivo não pode. A Justiça entendeu que o ex-prefeito já estava em sequência no poder desde 2020 — primeiro num mandato-tampão e depois eleito. Tentou mais uma vez em 2024, mas a conta não fechou.
A defesa ainda correu atrás de liminares, mas nem o Supremo Tribunal Federal quis saber de reviravolta: negou o último recurso em fevereiro. Agora, com o carimbo final do TSE, a novela acabou mesmo — sem reprise e com elenco novo vindo aí.
