Mais de 10 mil presos foram liberados durante audiência de custódia em 2024 no Rio

Jefferson Lemos

Mais de 10 mil presos foram liberados durante as audiências de custódia realizadas no Rio de Janeiro, em 2024. Os números constam em balanço divulgado pelo TJRJ. Segundo o levantamento, ao todo foram realizadas 41.964 audiências no período de 1º de janeiro a 10 de dezembro de 2024. Ao todo, 10.182 presos foram liberados. Em números aproximados, de cada quatro presos um foi colocado de volta das ruas.

Durante uma audiência de custódia, o juiz analisa a prisão levando em conta aspectos como legalidade, necessidade e adequação da continuidade da prisão ou da eventual concessão de liberdade, com ou até mesmo sem a imposição de outras medidas cautelares.

No Rio funcionam atualmente três centrais de custódia: a da capital, na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica; a de Campos dos Goytacazes, instalada no Presídio Carlos Tinoco da Fonseca; e a de Volta Redonda, localizada na Cadeia Pública Franz de Castro Holzwarth.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress