O Rio de Janeiro é uma das cidades mais perigosas do planeta para os turistas, aponta estudo da Forbes Advisor que elaborou um ranking onde a capital do estado aparece na 15ª colocação entre as mais perigosas do mundo, com 76.59 pontos em uma escala que vai de zero a cem. O levantamento levou em conta o risco de crimes, o risco para a segurança pessoal, para a saúde e de ocorrerem desastres naturais. Foi levado em conta também a classificação de segurança em viagens do Departamento do Estado dos EUA. Ou seja, além da violência e da criminalidade, foram observados fatores que podem incluir enchentes, deslizamentos e epidemias como as da dengue, por exemplo.
O levantamento não chega a surpreender os cariocas, que convivem diariamente com as mazelas geradas pela má administração pública. Ao contrário dos turistas, os moradores da cidade já estão acostumados a ver bandidos armados de fuzis e granadas assaltando pela cidade, usando armamento de guerra até para roubar um simples celular, seja para tomar uma cervejinha ou não. Nas favelas, barricadas demarcam as fronteiras onde termina o poder público e começa o poder paralelo do tráfico de drogas e da milícia. Na cidade a polícia vive enxugando gelo, em um eterno prende e solta, Não raro, bandidos acumulam dezenas de passagens pelas delegacias e ainda assim continuam soltos nas ruas. Como se não bastasse, quando chove mais forte a cidade acaba debaixo d’água.
Esta não é a primeira vez que o Rio é apontado como perigoso para turistas. Neste ano o Rio também apareceu entre as cidades mais mortais e violentas em um levantamento feito pela Armormax, uma empresa de veículos blindados. Também neste ano, um ranking do site Numbeo.com, especializado em coletar dados sobre cidades países do mundo, apontou o Rio como a cidade mais perigosa do Brasil e a sétima mais perigosa do mundo. A lista não focou nos turistas e levou em conta apenas indicadores de crime e de segurança. Em outubro do ano passado, o jornal britânico Daily Star publicou em seu site uma matéria em que a cidade também aparece entre as “mais perigosas” do mundo para turistas, onde eles são alertados a não saírem dos hotéis.
Confira as 20 cidades mais perigosas do mundo para os turistas segundo a Forbes Advisor:
- Caracas, Venezuela: 100.00
- Karachi, Paquistão: 93.12
- Yangon, Myanmar: 91.67
- Lagos, Nigéria: 91.54
- Manila, Filipinas : 91.49Daca, Bangladesh: 89.50
- Bogotá, Colômbia: 86.70
- Cairo, Egito: 83.44
- Cidade do México, México: 82.43
- Quito, Equador: 82.02
- Jacarta, Indonésia: 81.98
- New Délhi, Índia: 77.68
- Johanesburgo, África do Sul: 77.53
- Mumbai, Índia: 77.36
- Rio de Janeiro, Brasil: 76.59
- Casablanca, Marrocos: 75.53
- São Paulo, Brasil: 75.40
- Baku, Azerbaijão: 68.29
- Moscou, Rússia: 67.67
- Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã: 61.83
- Imagens/Reprodução TV Globo/Reprodução Internet/Reprodução/Zilmar Sebastião de Melo/Arquivo pessoal