São Gonçalo receberá quatro laboratórios de iniciação científica

Jefferson Lemos
Os ambientes serão equipados com recursos para experimentos, robótica, programação e atividades interdisciplinares, proporcionando aos alunos do ensino fundamental e médio o primeiro contato prático com o universo da ciência (Divulgação)

O governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, anunciaram a implantação em São Gonçalo de quatro laboratórios de iniciação científica em escolas da rede estadual, durante agenda oficial na cidade, realizada no último dia 5, onde foram recebidos pelo prefeito Capitão Nelson. A iniciativa representa um avanço estratégico na promoção da educação científica e tecnológica para jovens fluminenses. Há uma semana, o secretário Anderson Moraes inaugurou dois laboratórios em São Fidélis, no interior do estado.

Secretário Anderson Moraes acompanha projeto de perto

Ao lado do governador, o secretário Anderson Moraes reforçou o compromisso do governo com a transformação educacional:
“As equipes do Estado devem se reunir com o pessoal da Educação de São Gonçalo e iremos analisar quatro escolas para iniciarmos a montagem desses laboratórios”, afirmou Moraes.

Com palestra sobre Varejo 5.0, secretário Anderson Moraes encerra Rio Innovation Week 2025 ao lado do presidente da ASSERJ

Laboratórios oferecem estrutura para robótica, programação e experimentos

Os novos espaços fazem parte do programa Laboratórios de Iniciação Científica Intramuros, desenvolvido em parceria com a Faetec. Os ambientes serão equipados com recursos para experimentos, robótica, programação e atividades interdisciplinares, proporcionando aos alunos do ensino fundamental e médio o primeiro contato prático com o universo da ciência.

A proposta é despertar vocações científicas, estimular o pensamento crítico e preparar os estudantes para os desafios da inovação, conectando teoria e prática dentro do próprio ambiente escolar.

Ciência como ferramenta de inclusão e desenvolvimento

A iniciativa reforça o papel da ciência como vetor de inclusão social e desenvolvimento, aproximando os jovens da pesquisa e da tecnologia. Com os novos laboratórios, São Gonçalo dará um passo importante na construção de uma educação pública mais moderna, conectada e transformadora.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *