O governador Cláudio Castro quer uma lista tríplice para decidir quem será o novo Secretário de Estado de Polícia Militar. Com isso, o secretário de Segurança Pública, Vítor Santos, que tinha escolhido o coronel Ranulfo Brandão, atual chefe do Comando de Operações Especiais (COE), agora terá de apresentar os nomes de mais dois coronéis.
Vitor Santos tem recebido várias indicações, mas entende que a PM tem de voltar a usar a antiguidade como forma de hierarquia, como tem sido cobrado pela corporação. A ideia seria substutir o coronel Luiz Henrique Marinho, da turma de aspirantes de 91, por coronéis na ativa da turma de 1992. Além do coronel Brandão, outros dois nomes estão entre os mais cotados.
Um deles é o coronel Sérgio Amâncio Porto, que já comandou vários batalhões, entre eles o 15º BPM (Caxias), o CPRv (antigo BPRv), onde implantou um cinturão que visava dificultar a entrada de drogas no Rio de Janeiro através de cercos nas rodovias estaduais, e ainda o Comando de Polícia Ambiental (CPAm).
O outro é o coronel Marcelo Menezes, que comandou o 17º BPM, o 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), o Comando de Policiamento Especial (CPE) e o 1º CPA.
A disputa pelo nome na lista está acirrada e tudo pode acontecer neste fim de semana. Na segunda-feira, após reunião entre Vitor e Castro, saberemos o nome do novo secretário.