O terceiro e último dia da 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizado nesta quarta-feira (13), foi decisivo para os rumos do desenvolvimento urbano no Rio de Janeiro. Com intensa participação de representantes da sociedade civil e do poder público, o evento culminou na aprovação de propostas estratégicas e na eleição dos delegados que representarão o estado na etapa nacional da conferência.
Propostas aprovadas e vozes escolhidas
A programação foi aberta pelo secretário estadual das Cidades, Douglas Ruas, que destacou a relevância do encontro como espaço de construção coletiva. Em seguida, os participantes aprovaram emendas ao Texto-base da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e consolidaram as propostas estaduais que serão levadas à instância nacional.
O momento mais aguardado veio com a eleição dos delegados que irão defender os interesses fluminenses na Conferência Nacional das Cidades, além da escolha dos novos conselheiros para o Conselho Estadual das Cidades.
Sustentabilidade e mobilidade marcam gestão de Douglas Ruas na Secretaria das Cidades em 2024
Diálogo como pilar da transformação
“Encerramos a Conferência Estadual das Cidades ressaltando a importância do diálogo entre os entes públicos e a sociedade civil para a formulação de políticas públicas que ajudem a desenvolver as nossas cidades e oferecer mais dignidade para a população fluminense”, afirmou o secretário Douglas Ruas, reforçando o papel estratégico do evento.
Com os representantes definidos e as propostas alinhadas, o Rio de Janeiro segue fortalecido para contribuir com a construção de um modelo urbano mais justo, inclusivo e sustentável em nível nacional.