Carnaval 2024: mais prisões e menos crimes marcam a folia no Rio de Janeiro

coisasdapolitica.com

Durante coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) nesta quinta-feira (15/02), o governador Cláudio Castro detalhou as ações e operações especiais realizadas com sucesso pelo Governo do Estado durante o Carnaval de 2024. O grande destaque da festa foi a segurança pública, que garantiu a tranquilidade das pessoas nas ruas.

O período festivo foi considerado um dos mais seguros dos últimos tempos, com redução de 20% dos crimes de rua, em relação ao mesmo período de 2023, e aumento de 34% das prisões em flagrante. Além disso, os pedidos de medida protetiva – feitos por mulheres vítimas de violência – aumentaram 5%. 

“Nos orgulha termos entregue à população o melhor esquema de segurança do Carnaval do Rio. O planejamento operacional, com aumento do efetivo e o uso da tecnologia de reconhecimento facial, permitiu que as pessoas aproveitassem melhor os dias de festa”. Podemos comemorar os acertos deste ano e repetir nos próximos – enfatizou o governador Cláudio Castro. 

A segurança contou com a atuação de mais de 12 mil policiais militares, resultando na apreensão de 75 armas de fogo, incluindo sete fuzis, e na prisão de 423 pessoas. 

O videomonitoramento avançado com reconhecimento facial, lançado no Réveillon de 2023, foi crucial, contribuindo para sete detenções. A Polícia Civil intensificou suas ações com 600 investigações, que resultaram em 717 prisões, com foco no combate a credenciais falsas e a venda ilegal de ingressos, além de aprimorar o atendimento a vítimas de violência com uma delegacia temporária no Sambódromo. Além disso, a Secretaria de Administração Penitenciária mobilizou 900 policiais penais para o carnaval, o que resultou na inclusão de 504 novos detentos no sistema prisional.

Compartilhe Este Artigo
Para enviar sugestões de pautas ou comunicar algum erro no texto, encaminhe uma mensagem para a nossa equipe pelo e-mail: contato@coisasdapolitica.com
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress