A Operação Verão do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro neste ano está com uma megaestratégia de prevenção e salvamento que promete transformar a segurança nas praias cariocas. Com a chegada da estação mais movimentada do ano, a corporação instalou postos móveis de atendimento e a grande novidade da temporada: os “drones falantes”, equipados com alto-falantes para alertar banhistas em situações de risco. A Operação Lei Seca também está com um esquema especial de fiscalização voltado para o período de maior movimento nas praias e áreas de lazer.
Segundo o coronel Mário Verdini, comandante de atividades marítimas, os postos móveis vão garantir maior proximidade com a população e dar mais conforto aos guarda-vidas:
“Os postos móveis vão dar uma mobilidade operacional às nossas equipes, com infraestrutura, fazendo com que o guarda-vidas esteja mais confortável.”
Já os drones com avisos sonoros surgem como aliados tecnológicos para orientar banhistas e evitar tragédias:
“Vamos ter os drones com avisos sonoros, orientando os banhistas para que não fiquem nas encostas, nos costões e tenham tranquilidade no banho de mar”, destacou Verdini.
Com a promessa de unir tecnologia, mobilidade e ação rápida, a Operação Verão reforça a vigilância em um dos cenários mais disputados do país, onde cada onda pode esconder riscos — e cada segundo pode salvar vidas.
Lei Seca – A partir de agora, as blitzes passam a ocorrer também durante o dia, no período da tarde, principalmente nos principais acessos a praias e pontos turísticos, assim como nos polos gastronômicos da cidade. As blitzes noturnas continuarão ocorrendo normalmente.
