Criador do Caveirão, ex-comandante da PM lança livro contando a história do veículo que faz a bandidagem tremer

Jefferson Lemos
Blindado da PM foi lançado há mais de 30 anos, para ser usado em incursões em favelas, a fim de apoiar os policiais em operações ou resgatar feridos(Reprodução/X)

Criador do Caveirão, o famoso blindado da PM , o ex-comandante geral da Polícia Militar, coronel Wilton Soares Ribeiro, lança no próximo dia 12 de abril seu segundo livro, onde conta a história do veículo que faz tremer a bandidagem seu impacto na política de segurança pública do Rio.

Maioria dos brasileiros aprova “linha dura” da PM: apenas 25,7 são contrários

Bandidolatria ameaça o futuro do Brasil

A obra, intitulada “A História do Caveirão e do GAM da PMERJ pelo seu Criador”, traz ainda como foi a criação do Grupamento Aeromóvel (GAM) da PM, unidade especializada em operações aéreas e marítimas, outra ideia que Coronel Wilton tirou do papel quando comandava a corporação.

Publicado pela editora Proverbo o livro será lançado no próximo dia 12 de abril, às 16h, na livraria Shoffer, Rua Ator Paulo Gustavo (antiga Cel Moreira Cezar), 211, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói.

O Caveirão foi criado para ser usado em incursões em favelas, a fim de apoiar os policiais em operações ou resgatar feridos. A necessidade do blindado, segundo o comandante, surgiu da vulnerabilidade dos agentes em operações em áreas de risco.

Já o GAM foi criado para dar apoio às operações, numa época em que a estrutura aérea da polícia era precária. A criação do grupo revolucionou a atuação da PM, elevando o patamar de eficiência da corporação, permitindo maior controle territorial e resposta mais ágil a crises. Lançado com o nome de Grupamento Aéreo e Marítimo, decorrer do tempo, o GAM perdeu o braço marítimo e virou Grupamento Aeromóvel.

Serviço:

Lançamento do livro: A História do Caveirão e do GAM da PMERJ pelo seu Criador
Dia – 12 de abril 2025
Hora – 16h
Local – Livraria Shoffer, Rua Ator Paulo Gustavo (antiga Cel Moreira Cezar), 211. Icaraí, Niterói

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress