Câmara do Rio aprova cartazes contra aborto; oposição promete STF e Leniel Borel liga debate à matança de crianças

coisasdapolitica.com
Foto: Reprodução TV Câmara Rio

Ao som de gritos nas galerias e debates acalorados no plenário, a Câmara do Rio aprovou nesta terça (13), em primeira discussão, o projeto de lei que obriga a fixação de cartazes com mensagens contra o aborto nas unidades de saúde da cidade. A proposta, de autoria do vereador Rogério Amorim (PL), recebeu 29 votos favoráveis e 8 contrários. A votação foi marcada por discursos religiosos, críticas sobre o uso da fé no debate público e tensões entre parlamentares e manifestantes.

O vereador Leniel Borel (PP), pai do menino Henry Borel — morto aos 4 anos em 2021 — fez um dos discursos mais emocionados da tarde. Em referência aos dados do Atlas da Violência, que colocou o Rio como o estado com maior número de homicídios de crianças até quatro anos em 2023, Leniel relacionou o aborto ao cenário de desproteção da infância no Brasil. “Só quem teve um filho assassinado pode entender. Hoje, crianças estão sendo jogadas no lixo e salvas por garis. Isso é a vida sendo descartada. Meu voto é sim, por todas elas”, afirmou.

Presidente da Comissão de Combate à Violência Infantil da Câmara, Leniel afirmou que o projeto é um passo simbólico, mas necessário, para reafirmar o direito à vida. “Estamos diante de um grito de socorro. A infância virou alvo. E se isso não nos mobiliza, o que mais vai?”, questionou o parlamentar, ao citar os 24 homicídios de crianças de até 4 anos registrados no estado no último ano — o segundo maior número da série histórica.

Na próxima quinta-feira (15), a proposta volta à pauta para votação em segunda discussão. Caso seja novamente aprovada, seguirá para sanção ou veto do prefeito.

Compartilhe Este Artigo
Para enviar sugestões de pautas ou comunicar algum erro no texto, encaminhe uma mensagem para a nossa equipe pelo e-mail: contato@coisasdapolitica.com
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress