Nova pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3-4) pela Genial/Quaest confirma que a popularidade de Lula está chegando ao fundo do poço. Para 62% dos entrevistados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria concorrer à reeleição em 2026.
O número representa uma alta de 10 pontos percentuais em relação a pesquisa anterior, de janeiro. Apenas 35% dos entrevistados disseram que o presidente petista deveria tentar um novo mandato. Outros 3% não souberam ou não responderam.
Maioria diz que governo Lula é pior que o de Bolsonaro, mostra nova pesquisa Quaest
Mercado financeiro também desaprova Lula e diz que ele não é favorito para 2026
O levantamento também mostra que Lula tem 55% de rejeição, o que corresponde à fatia de eleitores que dizem que não votariam nele. Este percentual também indica uma alta em relação a janeiro, quando o índice era de 49%.
A situação é tão desfavorável para Lula que em uma simulação de segundo turno ele não venceria Jair Bolsonaro (PL), mesmo o ex-presidente estando inelegível até 2030.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.