O deputado federal Delegado Ramagem disse que a falta de confiança para armar a Guarda Municipal carioca é reflexo de seu comando, referindo-se ao prefeito Eduardo Paes.
Ramagem, que é candidato a prefeito do Rio, também disse que o município tem que passar a assumir sua responsabilidade no que tange à segurança do cidadão.
As declarações foram feitas durante evento na Alerj em que foram apresentados os resultados dos últimos três meses de trabalho do Grupo de Estudo em Segurança Publica (Gesp-RJ), coordenado pelo deputado federal General Pazuello. O grupo prevê ações em âmbito municipal, estadual e federal.
Ao criticar a política de desencarceramento que vem sendo adotada no País, Ramagem defendeu uma ação conjunta para fazer avançar a pauta da segurança pública no Congresso, que na verdade é a proposta do Gesp.
O deputado contou que ao ingressar no Legislativo usou seu conhecimento em segurança pública para apresentar cerca de 50 medidas na área.
“Mas quando entra naquele turbilhão do processo legislativo acabam se perdendo na burocracia, que é natural lá, mas que invibializa todo o processo”.
A proposta do Gesp é focar num esforço conjunto para colocar em um pacote essas medidas na área de segurança, forçando um trâmite mais célere, muitas vezes através de pedidos de urgência para várias das pautas.
Entre as medidas apresentadas estão as que preveem aumento das penas para furto, roubo, latrocínio e homicídio, além das que propõem o endurecimento nas progressões de penas.