O epicentro da criminalidade está no Rio e vai se irradiar para o País. Com este alerta o deputado federal General Pazuello abriu a apresentação dos resultados dos últimos três meses de trabalho do Grupo de Estudo em Segurança Pública (Gesp-RJ), na Alerj.
Segundo ele, o principal objetivo do Gesp é promover uma atualização da legislação penal em razão do crime organizado atualmente agir cada vez mais como um grupo terrorista.
“Os governos estão preocupados, investem em qualificação e equipamentos, mas precisam de leis atualizadas para que exista o amparo legal a suas ações. Este é o binômio que precisamos encarar”, ressaltou Pazuello, informando que iniciativas de mobilização semelhantes estão acontecendo em outros estados.
Para o deputado, a segurança pública acaba por permear as principais pautas da década, como energia, educação e alimentação
Como resultado do Gesp, vários projetos já foram apresentados nas três instâncias do Legislativo. Alguns deles, infelizmente, similares a vários outros que já tramitavam há anos nas Casas legislativa, apesar da urgência do tema.
Além do general, também integram o Gesp o deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj, Márcio Gualberto, e o vereador Rogério Amorim, presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara.