Angra: Festa de São Benedito é declarada patrimônio histórico

coisasdapolitica.com

A Alerj aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei 6417/2022, de autoria da deputada Célia Jordão (PL), que declara a Festa de São Benedito realizada em Angra dos Reis como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Considerado o segundo padroeiro da cidade, depois de Nossa Senhora da Conceição, São Benedito possui milhares de fiéis em Angra dos Reis e seu dia é comemorado sempre na segunda-feira após o Domingo de Páscoa, quando é feriado municipal e realiza-se uma extensa programação religiosa. Agora, o texto segue para o Governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias para sancioná-lo ou vetá-lo.

¨A Festa de São Benedito em Angra dos Reis completou 370 anos, em 2022, e já faz parte do calendário da cidade, reunindo milhares de fiéis que, todos os anos, saem às ruas em procissão para agradecer as graças alcançadas. A programação reúne, ainda, alvorada festiva, missas, almoço, feira com barraquinhas e uma série de outras atividades. Torná-la Patrimônio é uma forma de preservar a história e a cultura do povo fluminense, de fomentar o conhecimento e a prática religiosa¨, ressaltou a deputada.

Desde 2013, a Festa de São Benedito é realizada na Igreja Matriz da cidade, que reúne um rico acervo histórico, e conta com a cerimônia de subida e descida do mastro de São Benedito na presença de fiéis e devotos. A Festa teve origem em 1652 no Convento Franciscano de São Bernardino. A partir de 1928, passou a ser realizada na Igreja Matriz e, em 1985, foi realizada na Igreja do Carmo, não tendo mais um templo fixo para realização, voltando à Matriz somente em 2013.

Compartilhe Este Artigo
Para enviar sugestões de pautas ou comunicar algum erro no texto, encaminhe uma mensagem para a nossa equipe pelo e-mail: contato@coisasdapolitica.com
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress