Na reabertura dos trabalhos do legislativo fluminense, nesta terça-feira (6), na Alerj, o deputado Anderson Moraes (PL) pediu ao governador Cláudio Castro a reativação dos bicicletários das estações ferroviárias operadas pela concessionária Supervia.
De acordo com o deputado, é muito importante a integração dos modais para facilitar o deslocamento das pessoas e reduzir a emissão de gases por veículos automotores.
“A nossa motivação foi facilitar o acesso às estações de trem, permitindo que a população realize o deslocamento casa-estação utilizando bicicletas. A medida vai gerar uma grande economia ao cidadão e ao trabalhador, pois exclui o custo do transporte até a estação, ajuda a reduzir o tempo de deslocamento até o trabalho, reduz o número de veículos nas ruas, além de promover a prática de atividades físicas”, declarou Moraes.
A indicação recebeu elogios da oposição. Autor de uma lei sobre o sistema cicloviário estadual que, entre outras coisas, pede a instalação de bicicletários nas estações de trem, o deputado Carlos Minc (PSB) pediu coautoria na indicação legislativa . “Muita gente que mora em regiões distantes, como a Zona Oeste do Rio, não consegue trabalhar no centro da cidade, mas consegue ir até uma estação de trem. Isso é a integração dos modais, isso é cuidar do meio ambiente”, disse Minc.
*imagem divulgação/Supervia