A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (06/03), o Projeto de Resolução 618/24, que concede a Medalha Tiradentes à deputada federal Daniela Mote de Souza Carneiro (União-RJ). O projeto é de autoria original do deputado Pedro Brazão, vice-presidente da Alerj e colega de partido da parlamentar.
Ex-ministra do Turismo no atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Daniela é natural de Italva (RJ). Formada em pedagoga pela Associação Brasileira de Ensino Faculdades Integradas e pós-graduada em psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes, atuou como professora do ensino fundamental na rede municipal do Rio.
Casada com Wagner Carneiro, prefeito de Belford Roxo, passou a ser chamada de Daniela do Waguinho. Atuou no poder público como secretária de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo, até ser eleita para seu primeiro mandato como deputada federal.
Em 2022 a parlamentar foi reeleita com 213, 7 mil votos para mais um mandato na Câmara Federal. Daniela do Waguinho foi na ocasião a candidata mais votada do estado do Rio.
Na Câmara dos Deputados, sua atuação é voltada para as pautas relacionadas à família e à mulher. É autora da lei que institui o dia 13 de março como Dia Nacional de Luta contra a Endometriose e a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose.
Entre as propostas da deputada que tramitam na Câmara Federal está a que altera a Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, que institui o Programa Universidade para Todos (PROUNI), para incluir a concessão de bolsas para pós-graduação.
Recentemente, a deputada apresentou o PL 327/2024, que permite aos municípios parcelarem suas dívidas com a União em até 180 meses, com isenção de juros e multas.