Mesmo que o ex-presidente Jair Bolsonaro não venha como candidato, os bolsonaristas estão otimistas em relação às eleições presidenciais de 2026. É que a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro aparece tecnicamente empatada com o presidente Lula num eventual segundo turno, apenas a dois pontos do petista, mostra levantamento do instituto Paraná Pesquisa encomendado pelo PL e divulgado pela colunista do Globo Bela Megale.
Em outro levantamento, encomendado pelo Progressistas ao mesmo instituto e divulgado há dez dias (28/3) pela CNN, Michelle (43,4%) aparece a apenas um ponto de diferença de Lula (44,5%).
O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, outro possível substituto de Bolsonaro, que até o momento encontra-se inelegível, aparece quase colado em Lula nas duas pesquisas. Na primeira, Tarcísio está apenas cinco pontos atrás do petista. Na outra, Tarcísio tem 40,8% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra 43,9% de Lula.
Em janeiro, o Partido Liberal já havia encomendado uma pesquisa similar ao instituto Paraná Pesquisas. Na ocasião, Lula estava sete pontos à frente de Michelle e 21, de Tarcísio, conforme foi noticiado pelo colunista Lauro Jardim.
Como as eleições para a presidente ocorrerão apenas em 2026, os bolsonaristas acreditam que até lá Lula já estará comendo poeira nas pesquisas, visto que a popularidade do presidente vem despencando a cada levantamento, desde que assumiu o governo em 2023.