Vinte e dois projetos de Lei para endurecimento da legislação penal brasileira. Este foi o resultado dos trabalhos do Grupo de Estudos de Segurança Pública – GESP, coordenado pelo deputado General Pazuello (PL), e apresentados na manhã desta sexta-feira (12), no Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
Novas regras para saidinhas de presos, critérios objetivos para o benefício da redução penal, compartilhamento do sistema privado de segurança e qualificação do crime de resistência foram alguns dos pontos abordados na reunião e defendidos pelos PLs.
A reunião contou com a participação de lideranças comunitárias da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Itamhangá e Guaratiba.
O GESP foi criado a partir de um seminário de Segurança Pública realizado na Alerj em agosto de 2023, reunindo especialistas e representantes do poder público nos âmbitos federal, estadual e municipal. De lá pra cá, o grupo se reuniu com frequência para chegar aos atuais resultados.