O deputado estadual Thiago Gagliasso (PL) quer que a rede pública de saúde do Estado ofereça o tratamento de crioterapia – também conhecido como touca inglesa – na prevenção da alopecia induzida pela quimioterapia.
Gagliasso destacou que a técnica no couro cabeludo tem se mostrado muito valiosa para minimizar a queda de cabelo em pacientes submetidos a tratamentos quimioterápicos, contribuindo significativamente para o bem-estar emocional e psicológico desses pacientes.
“A perda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais visíveis e psicologicamente impactantes da quimioterapia, e a possibilidade de evitar ou reduzir esse efeito adverso representa uma importante melhoria na qualidade de vida dos pacientes oncológicos”, disse o deputado. E concluiu: “Com a aquisição e implantação desse equipamento nas unidades de saúde pública, o estado do Rio de Janeiro dará um passo importante na humanização do tratamento oncológico, garantindo maior dignidade e apoio aos pacientes em um momento tão delicado de suas vidas.”
A indicação do deputado será encaminhada ao governador Cláudio Castro pela Mesa Diretora da Alerj.