O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), que já disse que lugar de bandido com fuzil é na vala, se encontrou nesta quinta (20), com o secretário da Policia Militar, Marcelo de Menezes Nogueira, para falar sobre a construção do 13ª Batalhão da Polícia Militar em Maricá e anunciar novos investimentos na segurança pública da cidade. Quaquá conta com apoio do governador Cláudio Castro (PL) para transformar Maricá na cidade mais segura do país, através da implantação de um projeto piloto em parceria com o governo do Estado.
O prefeito parece estar no caminho certo. O município de Maricá completou recentemente um ano sem registro de latrocínio – roubo seguido de morte – mostram dados o Instituto de Segurança Pública (ISP). “Aqui em Maricá, a criminalidade não terá vez! Aqui, o povo mais pobre tem a oportunidade de se tornar médico, engenheiro, arquiteto, mas bandido não terá vida fácil. A grande notícia é que vamos dar sequência à construção do 13º Batalhão e ampliar ainda mais a importante parceria que temos com a PM no município de Maricá”, disse Quaquá.
Além do batalhão da PM, o projeto piloto integrará sistemas e promoverá a troca de informações. Um aplicativo para dispositivos móveis que permitirá aos agentes de segurança acesso direto e ágil aos bancos de dados municipais e estaduais.
Durante o encontro, o secretário da Polícia Militar, Marcelo Menezes, destacou a importância da reunião. “A gente fica muito feliz em estar presente no município de Maricá e em renovar as parcerias já existentes para que, juntos, possamos construir uma segurança melhor para o povo de Maricá e de toda a região. A ideia dessa integração e dessas parcerias é fundamental para o sucesso da segurança pública”, disse Menezes.
O secretário de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras, também presente no encontro, também destacou a importância da parceria. “A coragem, a ousadia e a vontade política do prefeito, do chefe do Poder Executivo, junto ao governo do estado, por intermédio do governador Cláudio Castro, são a solução para a segurança pública, não só aqui no município, mas em todo o estado e no Brasil”, disse Veras.