Pesquisa do instituto Prefab Future que acaba de sair do forno mostra o pré-candidato Tande (PP) na frente da corrida eleitoral em Resende, com 34%, seguido de Renan Marassi (Republicanos), com 26,8%. Noel de Carvalho (PSDB) tem 10,5%, Leonel Policiano (DC) 0,8%, e Valdo Gomes (PT) com 0,5% completam o ranking. Indecisos somam 21,9%. A pesquisa mostra também uma forte rejeição ao governo Lula na cidade, onde as eleições prometem ser polarizadas. Em Resende, 62,5% não aprovam a gestão do presidente, contra apenas 25,6% que aprovam.
Os números contrários a Lula favorecem, e muito, a candidatura de Tande, que promete voar ainda mais alto no decorrer da pré-campanha e da campanha propriamente dita. Afinal, Tande tem apoio do prefeito Diogo Balieiro Diniz, que ingressou no PL com as bênçãos do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, o alcaide tem aprovação de 77,3% dos entrevistados, contra apenas 7,6% que desaprovam sua gestão, segundo a mesma pesquisa.
“O cenário em Resende mostra, nesse momento, uma eleição polarizada entre Tande e Renan Marassi, com números altos e baixa média de indecisos no modelo induzido, o que indica uma eleição com alto poder de decisão cristalizado ”, avalia o diretor de quantitativas do instituto, Henrique Serra. “A boa aprovação do prefeito Diogo Balieiro Diniz, com 77,3%, é um atributo importante na definição de voto”, decreta. João Nonato, cientista político do instituto, confirma a aposta. “O único personagem de peso na eleição é o prefeito de Resende”, afiança.
Encomendada pelo portal Agenda do Poder, a pesquisa foi realizada no dia 13 de julho, com 1.000 entrevistas. A margem de erro é de 3,1% e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-05538/2024.