A Alerj aprovou, nesta quarta-feira (21/02), em primeira discussão, o projeto de lei 5313/2022, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), que concede o Selo Amigo Pet aos estabelecimentos comerciais do Estado do Rio de Janeiro que prestam serviços alimentícios, como bares e restaurantes, e permitam a entrada de consumidores acompanhados de seus animais domésticos de estimação. Agora, a proposta será votada em segunda discussão no plenário.
¨Hoje, os pets são considerados integrantes da família, realizando diferentes atividades fora do ambiente doméstico junto com seus tutores. Considerando essa proximidade afetiva com os animais de estimação, é natural que eles queiram compartilhar os momentos de lazer em sua companhia. O Selo Amigo Pet reconhece a importância e os benefícios dessa relação para ambos e estimula outros estabelecimentos a adotarem a mesma medida¨, ressaltou o deputado.
Especialmente após a pandemia do coronavírus, quando as pessoas foram submetidas ao isolamento social, os animais domésticos assumiram um papel essencial nos lares brasileiros, ajudando a diminuir a solidão, o estresse e a depressão, e fortalecendo as relações familiares.
No Brasil, e no mundo, é cada vez maior o número de empresas que estão se conscientizando sobre a importância do convívio entre pets e tutores e investindo no atendimento desses animais. Em 2021, a companhia francesa Accor anunciou uma parceria com a Mars Petcare, especializada em serviços de saúde e nutrição para animais de estimação, e ampliou o atendimento dos pets que acompanham os hóspedes nos empreendimentos da rede. Desde então, os mais de 300 hotéis da Accor pelo Brasil são considerados pet friendly.