Câmara do Rio terá Frente Parlamentar de Combate ao Antissemitismo

Jefferson Lemos

Tendo em vista o aumento no número de denúncias de ataques e preconceitos contra judeus, a Câmara do Rio passará a contar com uma Frente Parlamentar de Combate ao Antissemitismo. A iniciativa, publicada no Diário Oficial da Câmara nesta quinta-feira (20), é do vereador Flávio Valle (PSD), junto a Marcos Dias (Podemos) e Pedro Duarte (Novo). O requerimento contou com o apoio de outros 25 vereadores, o que garantiu a sua criação automática.

Valle apresentou outras duas propostas para fortalecimento do combate ao antissemitismo no Rio de Janeiro. Uma torna lei a adoção de definição de antissemitismo da IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto) e outra inclui no calendário oficial da cidade o “Dia de Combate ao Antissemitismo”, a ser celebrado em 7 de outubro, data do ataque terrorista do Hamas a Israel.

“Infelizmente o ódio contra judeus ainda persiste, algumas vezes de forma explícita, e em outras disfarçado sob diferentes pretextos para propagar sua disseminação. O Rio é uma cidade turística e reconhecida por sua diversidade e pluralidade, não podemos normalizar preconceito, hostilidade ou discriminação”, ressaltou o vereador Flávio Valle, que é o único judeu no parlamento carioca, lembrando que o antissemitismo é considerado uma forma de discriminação racial e, por isso, é um crime previsto na lei nº 7.716/1989..

Desde o início do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, em 2023, o número de denúncias de antissemitismo atingiu índices preocupantes no país. Um levantamento da Confederação Israelita (Conib) mostrou que o Brasil registrou 1.774 incidentes naquele ano, em comparação a 432 registros em 2022. Apenas entre outubro e dezembro do ano passado, foram relatadas 1.363 ocorrências.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress