O deputado estadual Léo Vieira (Republicanos) cumpriu, nesta quarta-feira (23/10), o seu primeiro compromisso oficial com uma autoridade, na condição de prefeito eleito de São João de Meriti. Ao ser recebido pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília, enfatizou a importância do governo federal ser parceiro do município para a reabertura da Maternidade do Morrinho, fechada há sete anos.
“Nosso encontro foi muito produtivo, onde pude mostrar para a ministra a importância de um reforço financeiro na abertura e manutenção da Maternidade do Morrinho e do PAM Meriti”, afirmou Léo Vieira, que esteve com a ministra em agenda junto com os prefeitos eleitos de Paty de Alferes, Dr. Julinho Juju (PL), e de Duas Barras, Bebeto (SDD).
A Maternidade do Morrinho foi fechada em 2017 pelo atual prefeito e médico obstetra Dr. João e, desde então, as grávidas de São João de Meriti são obrigadas a terem filhos em outros municípios, como Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.
A intenção do prefeito eleito Léo Vieira é reabrir a unidade com a implantação de um programa semelhante ao Cegonha Carioca, oferecendo transporte da gestante até a maternidade para realização do parto; distribuição de enxoval do bebê, além de visita guiada à maternidade de referência à gestante.
“Vamos trabalhar muito para avançar na atenção básica e primária de saúde, além de resgatar o direito das mulheres terem seus filhos na cidade”, anunciou Léo Vieira.