Secretaria das Cidades recebe especialista internacional em resiliência urbana

coisasdapolitica.com
Encontro promove troca de experiências entre Rio de Janeiro e Medellín (Divulgação)

A Secretaria de Estado das Cidades do Rio de Janeiro recebeu, nesta quarta-feira (24), o antropólogo colombiano Santiago Uribe Rocha, referência internacional em resiliência urbana, inovação social e desenvolvimento territorial. O objetivo foi promover a troca de experiências entre Medellín — cidade que passou de uma das mais violentas do mundo a exemplo global de urbanismo social — e as políticas públicas em andamento no estado do Rio de Janeiro.

Medellín como inspiração para o Rio de Janeiro

Reconhecida há quase 30 anos por um processo consistente de transformação, Medellín também inspirou iniciativas no Rio de Janeiro. Santiago teve participação direta nessa trajetória, coordenando a Oficina de Resiliência da cidade e liderando projetos de reconstrução urbana. Sua experiência inclui ainda atuação na África do Sul, ao lado do presidente Nelson Mandela.

Potencial do Rio para protagonismo global

“Participei dos primeiros esforços de paz em Medellín e aprendi muito com a experiência brasileira. Acredito que o Rio de Janeiro tem todas as condições de se tornar uma referência mundial em novas políticas públicas de segurança e urbanismo social. O mundo acompanha com atenção o que acontece aqui, e este é um momento importante para recuperar o protagonismo global”, afirmou Santiago.

O encontro reforçou que, assim como Medellín, o Rio pode avançar ao garantir continuidade às políticas públicas e valorizar as comunidades como protagonistas da transformação.

Secretaria destaca importância da troca de experiências

“Santiago teve um papel fundamental na transformação de Medellín, que passou de uma das cidades mais violentas do mundo a uma referência internacional. Essa troca de experiências é muito valiosa, porque mostra que é possível avançar com planejamento, continuidade e participação cidadã. No Rio, estamos abertos a aprender e compartilhar caminhos que fortaleçam nossas políticas públicas”, destacou o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas.

Compartilhe Este Artigo
Para enviar sugestões de pautas ou comunicar algum erro no texto, encaminhe uma mensagem para a nossa equipe pelo e-mail: contato@coisasdapolitica.com
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *