Instituto de Petróleo, Gás e Energia, o IPEGEN, entidade que será braço técnico da Frente Parlamentar em Apoio ao Petróleo, Gás e Energia (FREPPEGEN), da Câmara dos Deputados, foi lançado em prestigiada cerimônia na noite desta terça-feira (25), em Brasília.
Com atuação em todo o país, a instituição tem como missão promover os interesses do setor, através de diálogo permanente e eficaz junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário
Pazuello cobra de ministro explicações sobre mudança no comando da Petrobras | Coisas da Politica
O evento de lançamento contou com grande presença de empresários, autoridades do setor e parlamentares. Entre eles, o senador Eduardo Gomes (PL-TO), que ocupa a presidência do Senado até o retorno de Davi Alcolumbre, em missão oficial no Japão, ao Brasil. “O País tem que ter consciência de sua matriz energética limpa, que é uma preocupação do Congresso. Temos de aproveitar a COP30 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas) para apresentar este potencial ao mundo”, disse o parlamentar.
De acordo com ele, o Instituto terá um papel importante para o fornecimento de dados e pesquisas para auxiliar em tomadas de decisões, o que chamou de “inteligência legislativa”. O senador defendeu que as instituições técnicas de apoio às frentes parlamentares têm o papel de melhorar a eficiência da atuação dos legisladores. “O setor energético é desafiador e precisamos entender para legislar. Hoje, há uma guerra de narrativas, tornando a comunicação pior do que era há duas décadas”, completou.

O presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Petróleo, Gás e Energia, deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ), reforçou a importância da indústria para a economia nacional. “O setor de petróleo e gás emprega 1,6 milhão de pessoas direta e indiretamente em todo o País. É preciso que os parlamentares apoiem os projetos para o crescimento do setor.” destacou.
Entre os principais temas de interesse, que estão na pauta do novo instituto, estão a exploração da Margem Equatorial, a tributação e regulamentação da exploração petrolífera, a redução do imposto seletivo sobre a exportação de petróleo e o papel das agências reguladoras.
O diretor-executivo do IPEGEN, general da reserva Marco Aurélio Vieira, reforçou que o órgão irá auxiliar na elaboração de diretrizes estratégicas para o setor. “Vamos atuar como intermediador entre o setor produtivo e o poder público, oferecendo suporte técnico aos deputados”, disse.
A primeira apresentação do IPEGEN ao mercado será no fórum Sudeste Export, que acontecerá nos dias 1 e 2 de abril, na cidade do Rio de Janeiro. O evento realizado pelo Grupo Brasil Export reúne empresários e autoridades e já é tradicional no setor de logística e infraestrutura.