Dos 100 parlamentares mais influentes do País entre os 513 deputados federais e 81 senadores, 13 são do Rio de Janeiro, a maioria deles de centro-direita. O levantamento foi divulgado nesta sexta (28) pelo departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Não fazem parte da lista aqueles que se licenciaram para ocupar cargos nos Executivos federal, estaduais ou municipais, assim como por outros motivos.
Confira os nomes por ordem alfabética:
- Deputado Altineu Cortês (PL-RJ)
- Deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ)
- Deputada Benedita da Silva (PT-RJ)
- Senador Carlos Portinho (PL-RJ)
- Deputado Doutor Luizinho (PP-RJ)
- Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
- Deputado Hugo Leal (PSD-RJ)
- Deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
- Deputado Júlio Lopes (PP-RJ)
- Deputado Lindbergh Farias (PT-RJ)
- Deputada Laura Carneiro (PSD-RJ)
- Deputado Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ)
- Deputado Pedro Paulo (PSD-RJ)
No ranking por estados, o Rio de Janeiro tem o segundo maior número de congressistas na lista, atrás apenas de São Paulo, com 17 nomes.
São considerados como “cabeças” do Congresso Nacional os políticos com “capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações”, seja “pelo saber” ou pelo “senso de oportunidade”.
Capacidade de “leitura da realidade” e “facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão também são qualidades consideradas no levantamento.