Brasileiros preferem os EUA, mas Lula aposta na China — e o povo paga a conta, revela PoderData

Jefferson Lemos
O presidente Chinês Xi Jinping e Lula, em foto oficial (Reprodução/EBC)

Em meio a uma escalada de tensões comerciais e políticas, a mais recente pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira (31) revela um dado contundente: a maioria (59%) dos brasileiros prefere que o país se aproxime dos Estados Unidos, não da China. O resultado expõe uma crescente frustração com a política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem seguido na contramão do desejo popular ao estreitar laços com regimes autoritários e se afastar do Ocidente.

Argentina com Milei pode ter isenção de visto para os EUA enquanto Brasil de Lula enfrenta tarifaço

Tarifaço de Trump: o preço do isolamento

A guinada diplomática de Lula já cobra seu preço. O presidente dos EUA, Donald Trump, oficializou um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, com início marcado para 6 de agosto. O impacto será sentido diretamente no bolso do consumidor brasileiro, com aumento de preços e retração das exportações.

‘Quanto pior, melhor!’ Lula transforma tensão com os EUA em espetáculo para tentar recuperar apoio popular

Lula em baixa: 40% dizem que ele é pior que Bolsonaro

A insatisfação com o atual governo vai além da política externa. Segundo o mesmo levantamento do PoderData, a maioria (40%) dos eleitores afirmam que Lula é pior que Bolsonaro.

Lula provocou Trump no Brics, dizem 55% dos brasileiros, aponta Quaest

O Brasil paga o preço da desconexão

A pesquisa PoderData escancara uma realidade incômoda: Lula está cada vez mais distante do que quer a maioria dos brasileiros. Ao se alinhar com regimes autoritários e se afastar dos EUA, o presidente não apenas desafia a vontade popular, mas também expõe o país a sanções, inflação e instabilidade. O tarifaço de Trump é apenas o começo. E quem vai pagar essa conta é o povo brasileiro.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress