Canto do Rio a um passo de virar patrimônio imaterial do Estado

Jefferson Lemos
“O Canto do Rio formou gerações de atletas e é um símbolo da identidade esportiva e afetiva de Niterói. Este projeto busca preservar sua trajetória e legado”, afirmou o parlamentar (Divulgação)

O coração esportivo de Niterói pode ganhar um novo status histórico. O centenário Canto do Rio Foot-Ball Club, carinhosamente conhecido como Cantusca, está prestes a ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A proposta, de autoria do deputado estadual Vitor Junior (PDT), foi aprovada em primeira discussão na Assembleia Legislativa (Alerj) nesta quarta-feira (15) e segue agora para a segunda e decisiva votação em plenário.

“O Canto do Rio formou gerações de atletas e é um símbolo da identidade esportiva e afetiva de Niterói. Este projeto busca preservar sua trajetória e legado”, afirmou o parlamentar, que também preside a Frente Parlamentar de Defesa dos Clubes Sociais e Esportivos do Estado.

Fundado há 110 anos, o clube é berço de lendas como Gérson, o Canhotinha de Ouro e tricampeão mundial, e Vinicius Jr., estrela do Real Madrid e da seleção brasileira. Mas o talento não para no futebol: o Cantusca também brilhou em modalidades como natação, polo aquático e basquete — e recentemente voltou a se destacar nas categorias de base do futebol.

Entre suas conquistas, destacam-se o Torneio Início do Campeonato Carioca de 1953 e os Torneios Início do Campeonato Fluminense de 1918 e 1926. O clube também foi um dos cinco fundadores da Associação Fluminense de Esportes Atléticos, embrião da Federação Fluminense de Desportos.

O projeto garantirá ao Canto do Rio o reconhecimento oficial de sua importância histórica, esportiva e cultural — um gol de placa na preservação da memória fluminense.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *