Pesquisa Quaest: Lula cai, Flávio sobe e se consolida como principal nome da oposição

Jefferson Lemos
A distância, que era de dez pontos em dezembro e sete em janeiro, agora caiu para apenas cinco (Reprodução)

A nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11), mostra o desgaste do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) frente ao crescimento do senador Flávio Bolsonaro (PL), que se consolida como principal adversário. Lula aparece com 43% das intenções de voto, enquanto Flávio soma 38%. A distância, que era de dez pontos em dezembro e sete em janeiro, agora caiu para apenas cinco.

Desgaste entre independentes

Entre os eleitores que se declaram independentes, grupo decisivo para o resultado final, a vantagem de Lula também diminuiu. Em janeiro, o presidente tinha 37% contra 21% de Flávio. Agora, aparece com 31%, enquanto o senador alcança 26%. A diferença, que já foi de 16 pontos, caiu para cinco.

Consolidação da candidatura

A pesquisa indica que a candidatura de Flávio Bolsonaro, lançada em dezembro com apoio explícito do pai, está consolidada. Segundo o levantamento, 69% dos entrevistados sabem que o ex-presidente Jair Bolsonaro o apontou como sucessor. Para 44%, a escolha foi acertada — índice que vem crescendo desde dezembro, quando era de 36%.

Percepção sobre Lula

O desgaste do presidente também aparece em outros números. Para 57% dos entrevistados, Lula não merece um novo mandato, enquanto 39% defendem sua continuidade. Além disso, 49% desaprovam o governo, contra 45% que aprovam. A economia é outro ponto sensível: 43% dizem que a situação piorou nos últimos 12 meses.

Outros cenários

Nos cenários de primeiro turno, Lula aparece com índices entre 35% e 39%. Flávio Bolsonaro surge como principal nome da oposição, variando de 29% a 33%. Outros possíveis adversários testados incluem Ratinho Jr., Ronaldo Caiado, Eduardo Leite, Romeu Zema, Aldo Rebelo e Renan Santos, mas nenhum deles alcança a mesma competitividade do senador do PL.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *