O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) abriu um inquérito, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, para apurar relatos de condução perigosa por parte dos motoristas das linhas de ônibus que circulam nas ruas do bairro de Santa Teresa, na capital fluminense.
Tarifa cara e péssimo serviço: passageira desmaia com o calor em ônibus lotado
A Secretaria Municipal de Transportes foi notificada para que realize fiscalização nas linhas e informe sobre a existência de reclamações e procedimentos relacionados à direção perigosa e a acidentes ocorridos por falha mecânica ou humana.
A Promotoria chama atenção para os acidentes recentes envolvendo coletivos da empresa Transurb, responsáveis pelos itinerários no local. E também relatos, inclusive da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística, sobre direção negligente por parte dos motoristas nas estreitas ladeiras do bairro, o que coloca em risco a vida dos passageiros e pedestres.
Velozes e furiosos
A portaria de instauração do inquérito lembra que, nos meses de fevereiro e março, ocorreram acidentes em que os ônibus da Transurb invadiram a contramão e colidiram violentamente com bondes que transportavam turistas e moradores.
De acordo com o MPRJ, os riscos à população e a má prestação do serviço configuram, em tese, violação de direitos difusos, sendo passíveis de investigação e repressão por parte da promotoria, que notificou também a empresa para que se manifeste acerca das irregularidades apontadas.
- com informações do MPRJ